terça-feira, 6 de julho de 2021

Muqueca de Siri faz 15 anos!

Em agosto próximo faz 15 anos que, quase ao amanhecer depois de uma gafieira na Estudantina, exatamente no bar das putas, Claudinha Goes e Julio Braga se olharam e decidiram me oferecer um programa de rádio livre. Eu, Conrad Rose, apelido Siri, selecionei uns cds de samba e fui ouvindo num diskman até a Praia Vermelha para o primeiro programa, quando a música Muqueca de Siri de Pelado da Mangueira tocou numa coletânea que rolava no shuffle. Estava definido o nome do programa. Parece que foi ontem e me emociona lembrar.


Uma década e meia de ousadas conexões que com o apoio de muita gente importante nos primórdios da internet percorreu o mundo apresentando a música brasileira de forma nada convencional e sempre surpreendente. Nos primeiros anos o repertório se reservava à pesquisa apenas sobre samba e seus precursores como choro, maxixe, jongo, lundu, cateretê. Neste formato o Muqueca de Siri foi premiado pela APCA como melhor podcast do ano de 2007.

Hoje o programa é gravado e transmitido ao vivo por uma rádio comunitária, em frequência e horário permitidos pela legislação brasileira.

Neste tempo todo o programa sempre foi feito de forma não-remunerada diretamente, cada episódio partindo do direito contido no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e hospedado em um ambiente livre de anúncios e sem limites nem custo para download ou audição. A sensibilidade e o esmero da seleção de repertório, no entanto, oportunizaram trabalhos relacionados a projetos de sonorização de estabelecimentos ou eventos pontuais, automação de conteúdo sonoro, construção de webradios, participações em eventos acadêmicos e públicos sobre comunicação e outras tantas atividades audiovisuais.

A partir de 2020 e depois com o início da pandemia estas atividades foram ficando escassas e desapareceram. Como para outras tantas atividades, o fluxo de projetos estancou e o Muqueca de Siri passou a ser mantido na resistência. O horário na Rádio Campeche foi mantido com as reprises dos episódios gravados entre 2018 e 2019 que eram programados remotamente até outubro de 2020, quando o programa voltou a ser gravado ao vivo. Em 2021, Muqueca de Siri voltou a ser retransmitido para Barcelona pela Radio Bronka.

Agora chegou a hora de retomar as atividades de fato e começar a se programar para quando todas as pessoas estiverem vacinadas. Para tanto precisamos renovar ou recuperar nossos equipamentos e, principalmente, manter o estúdio de pé a fim de continuar produzindo conteúdo sonoro de qualidade e em software livre.

Esta postagem comemora sim, 15 anos de resistência e boa música, porém, mais que comemorar, esta postagem também é para pedir a sua ajuda, ouvinte, para pedir que contribua com qualquer quantia na reconstrução deste canal. 

E tomara que, uma vez imunizados todos, o Muqueca de Siri possa ocupar coretos novamente com o baile mais perfumado do mundo.

PIX --> muquecasiri@gmail.com

Banco Santander

Titular: Conrad Luiz Rose